A Campanha Nacional para a população se inicia no dia 17 de abril; mas seguindo a determinação da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, para as pessoas que estão no serviço público, principalmente aquelas que mantêm contato direto com a população, trabalhando na área de saúde, segurança pública e educação; para estes profissionais, a vacina já está disponível a partir de hoje dia 10 de abril, nos ESFs e Postão.
A recomendação da Secretaria Estadual da Saúde às prefeituras é que na primeira semana sejam priorizados os profissionais de saúde. A pasta já recebeu o primeiro dos sete lotes, representando 25% das mais de 4 milhões de doses destinadas ao Estado. A principal novidade neste ano é a inclusão de professores das redes pública e privada no público-alvo da campanha.
Além destes, fazem parte do grupo prioritário indígenas, crianças de seis meses até cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), idosos (60 anos ou mais), doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade e funcionários de presídios. A campanha vai até 26 de maio.
A responsável pelo setor em Pitanga, enfermeira Maria D. Prates, informa que a meta é vacinar 9.401 pessoas pela saúde pública e a partir deste ano, os professores também serão vacinados. A vacina é gratuita e os servidores devem levar um documento de identificação e cartão SUS.
Maiores informações na Secretaria Municipal de Saúde de Pitanga.