20/07/2022

Secretaria de Agricultura realiza entrega de sêmen bovino para 90 produtores pitanguenses! ✅🐮👇

Após 7 anos, foi realizada ontem, 18 de julho, a retomada do programa de entrega de material genético (sêmen bovino) para os produtores incluídos no programa PIA – Programa de Inseminação Artificial.

O Programa de Inseminação Artificial em gado leiteiro tem por objetivo incentivar a melhoria da qualidade genética do rebanho leiteiro do Município de Pitanga. Visando a melhoria da qualidade do leite, aumentando a produtividade e a renda do produtor familiar.

“O PIA vem trazer melhoramento genético, para que se possa produzir mais com menos animais”, destacou o prefeito Maicol Callegari Barbosa.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, representada pelo Secretário Roberto Ramos, presta assistência técnica aos produtores rurais, incluindo atendimento veterinário, que agora contará com um aparelho de ultrassom para uso dos produtores pitanguenses.

Também são disponibilizados diversos cursos gratuitos de capacitação para os produtores rurais, em parceria com o SENAR e Sindicato Rural, visando o aprendizado, capacitação e melhoria das produções.

A Secretaria também realiza a execução de silos trincheiras, instalação de bebedouros, além de 79 resfriadores de leite que foram entregues nas comunidades rurais. E para o próximo ano, será realizado o programa de entrega de calcário. Ações visando o amparo e desenvolvimento de renda dos produtores rurais.