Prefeitura implantará projeto Clube do Xadrez Escolar
22/05/2017
Na manhã chuvosa desta quinta-feira (18), os alunos Heloísa Vidal, Bruna Pires e João Presley A.dos Santos, da Escola Municipal Afonsina Mendes Sebrenski, participaram da apresentação do projeto Clube do Xadrez Escolar, junto ao prefeito Maicol Callegari Barbosa e o vice-prefeito Carlos Alberto Brandalise, com a equipe de professores, Juliana Kovalin, Ana Maria Roque Tizot, João Emanuel Oliveira, Simone Loch, Valdir Guimarães, e o secretário Alfredo Luiz Schavaren, da SEMEC (Secretaria Municipal de Educação e Cultura).
O PROJETO
Trata-se de uma iniciativa da atual administração, ampliando para todas as escolas municipais a modalidade Xadrez, dentro da disciplina de Educação Física, e que atenderá os alunos em vários quesitos, ativar a memória, concentração, planejamento, racíocinio rápido e sociabilização.
"Para implantarmos inicialmente o projeto nas 18 escolas municipais, serão investidos 20 mil, para aquisição de 180 jogos completos de xadrez com os relógios analógicos. Os professores passarão por treinamentos, já a partir do próximo dia 26, para desenvolverem essa modalidade com os alunos. Os recursos para aquisição do material, são oriundos do Fundo da Infância e da Adolescência", explicou Alfredo Luis Schavaren, Secretário Municipal de Educação e Cultura.
A médio prazo, os alunos serão preparados para competições entre as escolas do município quando haverá os Torneios, promovidos pelas equipes da SEMEC, e posteriormente poderão participar das competições regionais, abrangendo também, as competições que envolvem a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.
BENEFÍCIOS
"A inserção do xadrez no processo de aprendizagem visa preparar os alunos, para tomarem decisões em situações que exigem o raciocínio lógico, e preserve a sua integridade", explicou a professoa Juliana Kovalin, coordenadora de Educação Física, na SEMEC.
Na escola Afonsina M. Sebrenski, onde já é realizada a prática do Xadrez, os resultados benéficos, foram constatados em pouco tempo. "Os alunos passaram a comportar-se mais tranquilamente nos intervalos, além de se sociabilizarem melhor, e serem mais atentos em outras disciplinas", lembrou o professor Valdir Guimarães.
O prefeito Maicol Callegari Barbosa, destacou a iniciativa da equipe pedagógica que em pouco tempo, desenvolveu a proposta, e que esta, certamente, trará bons resultados à comunidade escolar.
"Sabemos dos benefícios dessa prática esportiva e intelectual. Essa proposta faz parte do nosso Plano de Governo, e ficamos felizes em podermos implantá-la na Educação municipal, já no primeiro semestre de administração", disse o prefeito Maicol.
O vice-prefeito Carlos Alberto Brandalise, parabenizou a equipe da SEMEC e os alunos que serão contemplados. "Com menos de 5 meses de governo, estamos ampliando esse projeto, que auxiliará no desenvolvimento dos alunos. É uma satisfação colaborarmos com bons projetos para a educação do município, e estimularmos as nossas crianças e adolescentes às boas atividades esportivas", reforçou o vice-prefeito Carlão.