Pitanga sedia Evento: “Estratégias para o desenvolvimento local sustentável das cidades do Paraná”.

27/05/2022

O Cedes - Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo do Estado do Paraná, em parceria com a Estratégia ODS, que conta com o apoio da União Europeia, e como parte do Acordo de Cooperação dos 5 Motores para Sustentabilidade no Estado: a Frente Nacional de Prefeitos – FNP, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano - Sedu, o Paranacidade, a Associação dos Municípios do Paraná AMP, e o Programa Cidades Sustentáveis - PCS e ainda, com a parceria estratégica da Associação dos Municípios do Centro do Paraná - AMOCENTRO, realizaram o evento presencial “Estratégias para o desenvolvimento local sustentável das cidades do Paraná”.

O evento contou com a presença de prefeitos da Amocentro, representantes do Estado do Paraná, incluindo o Deputado Estadual Márcio Nunes, Secretário do Desenvolvimento Sustentável E Do Turismo Everton Luiz da Costa Souza, Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes Louise da Costa e Silva Garnica, palestrantes e demais autoridades.

O evento teve como objetivo apresentar as estratégias desenvolvidas pelo estado em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ofertar novas ferramentas e metodologias para apoiar os municípios na implementação da Agenda 2030 e potencializar o alcance das metas e objetivos da Agenda 2030 nas cidades.

“Você entende a importância da ODS quando você vê os resultados, aquilo que foi transformado por esses objetivos, onde são 169 ações que podem ser geradas pelos municípios, Estados e União, e cima de tudo com a população. Não depende só dos órgãos públicos, mas é necessário que a sociedade entenda que é necessário a integração nestes objetivos, para estar tendo a mudança que queremos, onde a principal objetivo é extirpar a pobreza e a fome”, destacou o Prefeito Maicol Callegari Barbosa.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

Nesta agenda estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.

Também foi realizada a entrega do Plano de Desenvolvimento Produtivo Regional do Programa Paraná Produtivo.