Pitanga inicia projeto "Cuidando do Cuidador"

30/11/2021

Projeto Cuidando do Cuidador: Uma ação dedicada ao cuidado e promoção da saúde mental para profissionais da saúde que atuam na linha de frente da pandemia. ✅🧘‍♀️🍃

Nesta terça-feira foi realizado o primeiro encontro ministrado pela psicóloga Dianna Schmeiske com profissionais da saúde que atuam na linha de frente da pandemia em Pitanga, entre eles médicos, enfermeiros, técnicos, motoristas, auxiliares e profissionais de serviços gerais.

O encontro foi realizado em um local de contato com a natureza e tranquilidade, onde a conexão com a paz pudesse ser estabelecida. Foram realizadas dinâmicas de autoconhecimento, discussão sobre a saúde mental e mindfulness, com técnicas de reflexão, respiração e meditação, afim de se conectar com o momento presente e desacelerar da grande responsabilidade que foi depositada nos profissionais de saúde durante o período de pandemia.

O trabalhador que dedica sua vida no cuidado do outro (pacientes, acompanhantes, família) possui também a necessidade de receber cuidados e atenção especiais. É fundamental promover a saúde mental e dar suporte aos servidores que durante o enfrentamento da pandemia passam por algumas características de trabalho, que muitas vezes levam a sofrimentos e/ou adoecimentos psíquicos.

O Projeto Cuidando do Cuidador será realizado semanalmente com profissionais da saúde, com número aproximado de 20 participantes.