14/07/2022

Pelo segundo ano consecutivo, Pitanga alcança a meta de geração de emprego por intermediação da Agência do Trabalhador! ✅

Todos os anos, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Família (Sejuf), estipula uma meta para que as Agências do Trabalhador, espalhadas pelo Paraná, consigam cumprir a intermediação de mão de obra. Para o ano de 2022, o município de Pitanga tinha o objetivo de encaminhar 455 trabalhadores por meio desse serviço e que eles efetivamente fossem contratados. O objetivo, que deveria ser cumprido ao longo de 12 meses, foi atingido ainda no primeiro semestre e o município já fez a intermediação de 457 trabalhadores nos primeiros seis meses do ano.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Élio de Oliveira, destacou que a Agência do Trabalhador funciona em parceria entre o Governo do Estado e o município. “Esse resultado ocorreu por conta do grande trabalho que a nossa equipe tem realizado junto às empresas da cidade”, salienta. Nos últimos anos, a Agência do Trabalhador de Pitanga vem ganhando a confiança do empresário local, que tem procurado a agência no momento de contratação de mão de obra. “Ficamos felizes com o resultado desse trabalho, pois não podemos exigir que o empregador contrate uma pessoa sem ter a mão de obra qualificada e, por esse motivo, estamos buscando oferecer uma série de cursos de qualificação por meio de parcerias com o Sebrae, Sesc, Senai, entre outros”, pontua Élio de Oliveira. O secretário comenta que, quando foi convidado pelo prefeito Maicol Barbosa para ocupar a pasta, o principal objetivo era fomentar a geração de emprego e renda na cidade. “Sabemos que Pitanga passou por um período complicado na época da pandemia, mas os empresários conseguiram suportar e, agora, vemos que a nossa cidade volta a crescer e temos uma boa parceria com a associação comercial e estamos felizes e comemorando bastante a meta cumprida e não vamos parar por aqui”, frisa Élio de Oliveira. O secretário destaca a parceria com a nova diretoria da Associação Comercial, que tem procurado a agência do trabalhador e a própria secretaria para a realização de cursos e eventos conjuntos.

O objetivo da secretaria do Desenvolvimento Econômico é continuar trabalhando para ampliar o número de pessoas já inseridas no mercado de trabalho, por meio do programa de intermediação de mão de obra. “Para isso, vamos continuar focando no contato com os empresários e oferecer os cursos de qualificação de mão de obra”, frisa. Cursos de qualificação Vários foram os cursos e palestras que aconteceram ou que estão em andamento em Pitanga: Qualidade no Atendimento ao Cliente (parceria com o Senac) – 15 concluintes; Eletricidade Residencial Básica (parceria com o Governo do Estado/Senai – Carreta do conhecimento) – 21 participantes; palestra: Comportamento Empreendedor e Liderança (parceria com o Sebrae); cursos de Unhas Decoradas e de Maquiagem e Penteados para Noivas (Programa Recomeça Paraná) – 85 inscritos; capacitação para MEI´s (Microempreendedores Individuais) Cursos programados para acontecer; curso de Informática e de Assistente Administrativo (parceria com o Senai) – 20 alunos cada; panificação básica (40h); Fabricação de Bolos e Pães Naturais e Integrais (40h); Confeitaria (80h); Corte e costura (80h); Manutenção de motores de Moto (40h) e Noções de mecânica de motocicleta (80h) (parceria com a escola móvel do Senai) – início previsto para o mês de setembro ; curso de oratória (parceria com o Senac); curso de vitrinismo; oficina de Atendimento ao Cliente; palestra sobre compras públicas; curso de E-commerce (parceria com o Senac); palestras sobre uso do WhatsApp bussines; Como vender em datas comemorativas; Como divulgar e vender pelo facebook; Instagram para negócios (parceria com o Sebrae); palestras Aprenda a vender para o poder público; Análise e perfil de cliente (parceria com o Senac); e curso de Turismo Rural (parceria com o Senar).