Fechar

Conheça a Estação Ecológica Carlos Rogério Conrado Schmidt

02/03/2023

Você sabia que o Município de Pitanga-PR possui uma Estação Ecológica?

Criada pelo Decreto 193, de 29 de abril de 2021, com alteração pelo Decreto 278, de 04 de agosto de 2021. Art. 1° - Fica criado a Unidade de Conservação Ambiental integral na Categoria Manejo de Estação Ecológica denominada Carlos Rogério Conrado Schmidt, com área de terras rurais e constituída por uma área de 134,3206 ha, localizada na localidade de Cascata e situado no Município e Pitanga-PR.

Mas afinal o que é uma Estação Ecológica?

Uma Estação Ecológica (ESEC) é uma Unidade de Conservação (UC) de proteção integral. É uma área de Proteção Integral dos ecossistemas naturais prevista na Lei 9.985 de 18 de julho de 2000. Os principais objetivos das Unidades de Conservação são: a conservação da diversidade biológica e dos recursos genéticos, a proteção das paisagens naturais, a recuperação e proteção dos recursos hídricos, a recuperação dos ecossistemas degradados e promoção do desenvolvimento sustentável.

Além da proteção ao meio ambiente, as estações ecológicas têm como função a realização de pesquisas científicas, com visitação controlada que tenham objetivo educacional e estejam definidas no plano de manejo da unidade. As UCs podem ser classificadas em dois grupos: As Unidades de Conservação de Uso Sustentável e as Unidades de Conservação de Proteção Integral.

Estação Ecológica Carlos Rogério Conrado Schmidt - 134,3206 ha


 

Imagem: Wellington Barbosa da Silva, 2022

Em convênio assinado com a INTEG - Incubadora Tecnológica de Guarapuava, com sede no CEDETEG/UNICENTRO por meio da dispensa de licitação nº 19/2021, o Departamento de Meio ambiente pretende, com a parceria da instituição INTEG, a elaboração de pesquisa de campo e levantamento de dados de avifauna como subsídio para elaboração de plano de manejo em unidade de conservação em atendimento.

Nesse primeiro estudo foram registradas 101 espécies de aves na ESEC Municipal Carlos Rogério Conrado Schmidt, distribuídas em 16 ordens e 35 famílias.

Imagem: Cláudia Golec Fialek, 2022.

Também estão presentes diversas espécies de animais e vegetais ameaçados de extinção, como exemplo: Araucária (Araucaria angustifolia), Cedro (Cedra fissilis), Cisqueiro (Clibanornis dendrocolaptoides), Cais-cais (Euphonia chalybea), Pica-pau-dourado (Piculus aurulentus). Ainda serão retomados os estudos no ano de 2023 onde serão levantados dados da mastofauna, herpetofauna e ictiofauna.

 

 

Chlorophonia cyanea - Gaturamo-bandeira

Foto: Cláudia Golec Fialek, 2022.

Euphonia chalybea - Cais-Cais

Foto: Cláudia Golec Fialek, 2022.

Piculus aurulentus - Pica-pau-dourado

Foto: Cláudia Golec Fialek, 2022.

A preservação e proteção desses ambientes é assegurada por leis específicas e pelo monitoramento da Polícia Ambiental, bem como das comunidades ao entorno da Unidade de Conservação e por programas de educação ambiental que visam demonstrar à comunidade a importância da estação ecológica para a sociedade. Além disso, a preservação do meio ambiente na Estação Ecológica Carlos Rogério Conrado Schmidt resulta em ICMS Ecológico, recurso investido pelo município de Pitanga em Saúde, Educação e Meio Ambiente.

Compartilhe nas redes sociais: