CID CENTRO agora é SISBI

30/11/2021

Em 2020, a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) lançou o projeto-piloto “Ampliação de Mercados de Produtos de Origem Animal para Consórcios – CONSIM” com os objetivos de: desenvolvimento dos Serviços de Inspeção, adequação das agroindústrias de produtos de origem animal (carnes, leite, pescados, ovos, mel e respectivos derivados) e adesão ao SISBI para a comercialização nacional dos produtos.

Foram inscritos no projeto 55 Consórcios Públicos para pleitear o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI/POA e possibilitar a ampliação de mercado dos produtos de origem animal para todo o país. Destes foram selecionados somente 12 os quais passaram por reestruturação dos serviços de inspeção em busca da equivalência. Dentre os 12, o CID CENTRO está entre os 8 que cumpriram com o objetivo do SISBI de harmonizar e padronizar seus procedimentos de inspeção e fiscalização de produtos de origem animal e agora o Consórcio CID CENTRO É SISBI!.

Isso significa que os estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção Oficial dos 30 municípios integrantes do Consórcios poderão solicitar a adesão ao Consórcio e ao cumprir com os requisitos exigidos de harmonização e equivalência de procedimentos e processos poderão solicitar a adesão ao SISBI-POA e comercializar seus produtos em todo o país.

O Município de Pitanga possui 2 estabelecimentos que ingressaram no Projeto CONSIM e após cumprimento dos requisitos exigidos estão aptos para a realização da comercialização dentro da área de abrangência dos 30 municípios integrantes do Consórcio. Essa comercialização intermunicipal na área do Consórcio tinha prazo de 3 anos e terá continuidade porque o CID CENTRO conseguiu a adesão ao SISBI. se os estabelecimentos com comercialização pelo CID CENTRO desejarem. A medida que esses estabelecimentos ampliarem sua capacidade produtiva, obtiverem avanços de sua comercialização e implantação dos procedimentos de adequação poderão solicitar o SISBI-POA.

Os produtos destes estabelecimentos são reconhecidos e identificados pelo consumidor através do carimbo do Serviço de Inspeção Oficial SIM/POA, acrescidos do modelo de logotipo do CID CENTRO, que obrigatoriamente devem estar presentes nos rótulos de todos os produtos registrados oficialmente, é o carimbo de garantia. A identificação dos produtos oriundos de estabelecimentos registrados em Serviço de Inspeção aderidos ao SISBI-POA terá o logotipo SISBI definido na Instrução Normativa SDA/MAPA n°2/2009.

O SISBI representa produção de alimentos seguros e com procedência e qualidade, respeito ao código de defesa do consumidor, regularização dos estabelecimentos, expansão da comercialização, desenvolvimento social e econômico com geração empregos, aumento da renda, maior arrecadação para toda região.

No dia 26/11/21 em Iguatemi/MS ocorreu a solenidade oficial de entrega pela Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias do Título de Reconhecimento de Equivalência aos Serviços de Inspeção Municipais vinculados ao Consórcio Público Intermunicipal de Atenção à Sanidade, Agropecuária, Desenvolvimento Rural e Urbano Sustentável da Região Central do Estado do Paraná – CID CENTRO, com sua consequente adesão ao SISBI-POA, outorgado pela Portaria n° 454, de 22 de novembro de 2021.