XI Conferência Municipal de Assistência Social de Pitanga

21/08/2019

Aconteceu ontem, dia 20 de agosto, no CEEP Miguel Carlos Parolo, a XI Conferência Municipal de Assistência Social de Pitanga.
A Conferência teve como tema "Assistência Social: Direito do povo, com financiamento público e participação social", onde foram discutidos 3 eixos:
EIXO I: Assistencia Social é um direito do cidadão e dever do Estado
EIXO II: Politica Pública tem que ter financiamento público
EIXO III: A participação popular garante a democracia e o controle social.
Participaram da Conferência a equipe de Assistência Social de Pitanga, Secretários Municipais, incluindo a Secretária de Desenvolvimento Social Lucimar Camilo, representantes de comunidades urbanas e rurais, representantes dos programas sociais do município, representantes do Judiciário, representantes governamentais que atuam nos serviços da assistência social. IFPR, usuários da assistência social, assim como os representantes de entidades e trabalhadores do SUAS, profissionais e demais participantes.
A Palestrante Maristela de Matos, que atua como Assistente Social em nossa cidade, abordou a história e importância da assistência social em nosso município, onde também foi discutido a importância de politicas públicas para a assistência social.
As conferências são espaços amplos e democráticos de discussão e articulação coletivas entrono de propostas e estratégias de organização. Sua principal característica é reunir governo e sociedade civil organizada para debater e decidir as prioridades nas Políticas Públicas nos próximos anos.
Na medida em que os diversos segmentos envolvidos com o assunto em questão participam do debate promovido na realização da Conferência, pode-se estabelecer um pacto para alcançar determinadas metas e prioridades, além de abrir um espaço importante de troca de experiências.

Na conferencia, cada eixo apresentou 5 propostas no âmbito municipal, 1 proposta no âmbito estadual e 1 proposta no âmbito federal