VIII Encontro de Tropeiros Revive a Tradição

09/09/2018

“Ôh...cavaleiros vamos chegando que aqui no rancho temos lugar para todos apearem de seus cavalos e descansarem, com boa comida, respeito e amizade!”, com essas palavras as porteiras do ‘Rancho do Zé’ foram abertas para os quase 2000 tropeiros e visitantes, que por ali passaram entre os dias 07, 08 e 09 de setembro, revivendo a tradição das tropeadas mantida por muitos anos na região sul do país.

O evento contou com o apoio do munícipio de Pitanga e a participação de grupos que vieram de todos os rincões do Estado, como Turvo, Boa Ventura de São Roque, Roncador, Palmital, Santa Maria D’Oeste, Guarapuava, Nova Tebas, Campina do Simão, Mato Rico, Manoel Ribas, Ivaiporã, Campo Mourão, Goioxim, Maringá, São Mateus do Sul, Imbituva, Irati, Prudentópolis, Curitiba e atraiu além dos tropeiros, visitantes de outras cidades como Blumenau (SC) e São Paulo. “Para nós do Grupo de Tropeiros Cavalo Mal Domado de Pitanga, é uma grande satisfação em receber os companheiros que cultivam o tradicionalismo e podermos contar com o apoio do munícipio”, disse José Rodrigues, tropeiro e coordenador do encontro.

Além das provas de ‘gineteadas e pelotaço’, o encontro teve a comida típica regional, servida dentro da tradição tropeira, como o ‘virado a sete camadas’, uma iguaria de sabor incomparável, o ‘porco no tacho’, a ‘costela de dois fogos’, a ‘quirerada e churrascos’ e animação com o Grupo Tchê Balanço.

O prefeito Maicol Callegari Rodrigues Barbosa e o presidente da Câmara de Vereadores, José Veres, compareceram e saudaram à todos os participantes. “Me sinto orgulhoso por poder ajudar vocês! E o que nós pudermos fazer na administração, para sempre continuar a manter as tradições, o vínculo com as tradições gaúchas e das tropeadas, que unem os filhos, as famílias, vamos sim fazer a nossa parte, parabéns a todos por participarem e ao grupo de Pitanga por organizarem um evento tão importante para nossa cultura, parabéns!”, disse o prefeito, Dr. Maicol.

Destaque para o grupo de Goioxim, com a melhor pontuação nas gineteadas, e o campeão Lucas Almeida, e nas provas de ‘pelotaço’ destaque para o campeão Valdecir Ribeiro.

Layne Santos / Jornalista

Prefeitura Municipal de Pitanga