Vigilância de Epizootias com foco em Febre Amarela

13/05/2019

A Secretaria de Saúde de Pitanga/Vigilância em Saúde, recebeu na data de 10/05/2019, o Cooordenador de Vigilância Ambiental da 5ª Regional de Saúde de Guarapuava Sr. RILSON MOTTA, juntamente com a equipe da SESA-PR- representada pela Dra. PAULA LINDER, para realizar um trabalho sobre Vigilância de Epizootias com foco em Febre Amarela. O trabalho foi realizado juntamente com técnicos da Vigilância Sanitária e Ambiental. O objetivo do trabalho foi diagnóstico de epizootias em primatas não humanos(macaco/ bugio), evitando assim, surtos ou Epidemias de Febre amarela. A equipe técnica fez um mapeamento da população de macacos no município, com objetivos de intensificar os trabalhos de observação dos primatas com relação a possíveis focos de febre amarela, levando em consideração que os mesmos são sinalizadores do Vírus da Febre Amarela.

Atenção: Quando algum morador encontrar um primata (bugio/mico/macaco) morto, deve imediatamente comunicar a Vigilância Sanitária Municipal para realização de coleta de material para análise. Lembrando que jamais deve abater os animais, pois eles são os sinalizadores da presença do Vírus no Ambiente. Equipes técnicas da Secretaria de Saúde de Pitanga estão percorrendo as comunidades do interior para realizar VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AMARELA. Quem não recebeu ainda, pode procurar as UNIDADES DE SAÚDE mais próximas de sua casa para receber a dose de vacina.

Telefones para contato: Secretaria de Saúde- 42-3646 1434

Vigilância Sanitária- 42-3646 1346