Secretaria municipal de Desenvolvimento e Assistência Social tem orientado público que busca o auxílio emergencial na cidade de Pitanga!

04/05/2020

Desde anunciado o pagamento do Auxílio Emergencial colaboradores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social tem auxiliado nas filas da agência da Caixa Econômica e da lotérica de Pitanga através para lembrar as pessoas a manterem a distância de segurança. O espaço mínimo quando tiver que ficar em uma fila é de mais ou menos três passos, pois a medida eficaz de distância segundo a OMS é de dois metros entre pessoas durante esse período de pandemia. Pedimos que todos tenham paciência pois a situação apresentada tem sido essa não só em Pitanga, mas em muitas outras cidades do Paraná e do Brasil.
A busca por atendimento nas agências desde que foi divulgado o Auxílio Emergencial aumentou muito, estamos ajudando nas orientações ao público frente à agência da Caixa Econômica e da lotérica. Pedimos que todos tenham paciência, pois a situação apresentada tem sido essa não só em Pitanga mas em muitas outras cidades do Brasil. Lembramos para que mantenham uma distância segura nas filas.
Ninguém esperava coisa parecida, então pedimos respeito para com todos os colaboradores, estamos fazendo o melhor que podemos. Usem as máscaras! Sabemos que a muitos incomoda, mas essa medida tem sido pedida por autoridades de saúde em todo mundo e a orientação para o uso de máscara para todos os paranaenses foi sancionada
pelo Governador Carlos Massa Ratinho Junior. Nesse momento histórico que estamos vivendo tem horas que faltam palavras para escrever ou descrever.
Paciência, calma, respeito, empatia, gentileza... Essas são apenas algumas das palavras que temos de absorver. Palavras que devemos colocar em prática.
Precisamos agir com cautela e segurança, respeitando o espaço do outro e tendo empatia. E empatia é colocar-se no
lugar do outro. O outro que espera na fila e também precisa de ajuda ou o outro que está em busca de algum serviço.
Temos de respeitar quem está a nossa frente e ao nosso lado. Seja essa pessoa na fila ou a pessoa que está
trabalhando para que você seja atendido. Nesse momento temos de manter distanciamentos por respeito a saúde do
outro. Mas todas as ações são em colaboração coletiva.
Somos um povo caloroso, é difícil e nunca isso ficou tão claro, queremos tocar, mas não podemos. Temos de evitar o
abraço, o aperto de mão, falar muito próximo, para o momento essa é uma das maiores formas de amor ao próximo.
São medidas para tentar manter nossa saúde.
O contágio pelo corona vírus se dá através do contato com partículas de saliva ou secreções contaminadas. E elas
podem se espalhar quando falamos ou através da mão contaminada quando a levamos da boca, nariz e olhos... Da
mesma forma que podemos nos contaminar assim, quando recebemos essas partículas pelo ar ou com as mãos. Por
isso devemos lavá-las sempre que possível com água e sabão ou descontaminando-as com álcool em gel.

Estamos aqui por você cidadão pitanguense. Então se puder tente buscar opções online, serviços via internet ou tele
atendimento. Isso diminuirá as filas e o aglomerado de pessoas. Vale lembrar que há um calendário de pagamentos
para o auxílio conforme datas de aniversário.
Nascidos em março e abril – Saque a partir de 28 de abril
Nascidos em maio e junho – Saque a partir de 29 de abril
Nascidos em julho e agosto – Saque a partir de 30 de abril
Nascidos em setembro e outubro - Saque a partir de 04 de maio
Nascidos em novembro e dezembro – Saque a partir de 05 de maio
Esperamos que isso passe logo. E como cidadão colabore. Na história atual temos de fortalecer nossa humanidade.
Seja gentil.