Fechar

Pré Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa

09/05/2019

Nesta semana, aconteceu a Pré Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa, com o Tema " Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das Políticas Públicas ". A Conferência promoveu debates sobre o tema da pessoa idosa e a importância da efetivação nas políticas públicas voltadas aos usuários.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o envelhecimento populacional é uma conquista e um triunfo da humanidade no século XX, ocasionado pelo sucesso das políticas de saúde públicas e sociais. Portanto, ele não pode ser considerado como problema. Entretanto, para as nações desenvolvidas ou em desenvolvimento o envelhecimento populacional poderá se tornar um problema, caso não sejam elaborados e executados políticas e programas que promovam o envelhecimento digno e sustentável e que contemplem os direitos, as necessidades, as preferências e a capacidade das pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. O envelhecimento ativo, que adicione qualidade de vida, fortalece as políticas e programas de promoção de uma sociedade inclusiva e coesa para todas as faixas etárias. Assim, o reconhecimento do direito à vida, à dignidade e à longevidade deve ser objeto da administração pública.

A população idosa deverá superar a população menor de 14 anos em 2050, de acordo com as projeções da Organização das Nações Unidas (ONU). Essa inversão da pirâmide populacional demonstra o novo papel do idoso em nossa sociedade, como também a necessidade da promoção do desenvolvimento de sua independência e autonomia na vida social.

Compartilhe nas redes sociais:


Galeria de Fotos

Clique na foto para ampliar