Fechar

Participação no 1º Festival Vinopar do Vinho Paranaense

22/05/2019

No sábado dia 18 de maio, a equipe da secretaria Municipal de agricultura e Pecuária, esteve presente no encontro da Vinopar – 1º Festival Vinopar do Vinho Paranaense. O evento foi promovido pela Vinopar, EMATER/SEAB com objetivo de buscar alternativas para o desenvolvimento da Viticultura e Vitivinicultura Paranaense. Estavam presentes no encontro empresários do setor, produtores de uva, autoridades do setor público como o Secretário Estadual de Agricultura e Pecuária Sr. Norberto Ortigara e o Vice-Governador Sr Darci Piana. Segundo o Secretário Juliano Cesár Lipovieski a participação do município nesse encontro foi produtiva trazendo informações e contatos para estruturação da cadeia produtiva da uva no município, temos alguns experimentos na região com a doação de 120 Mudas para três agricultores no intuito de avaliar sua adaptação para região.

O fomento para a Viticultura do município está em fase de planejamento observando os critérios técnicos, econômicos e adaptativos. O projeto já contou realizou reuniões com cerca de 50 produtores, mapeando o potencial da cultura para região.

Para a próxima fase está prevista a vinda de um Técnico Especializado no assunto para construir as diretrizes de funcionamento e avaliar as mudas já implantadas. É importante lembrar que a implantação da cultura da uva deve ser muito bem planejada, em função do alto investimento. O projeto tem apoio do entusiasta Renato Adur, que também estava na reunião e declarou sua satisfação em poder ajudar no desenvolvimento da viticultura em Pitanga e na diversificação da agricultura familiar do município.

Compartilhe nas redes sociais: