Novo Cemitério Municipal

19/09/2019

Pitanga terá novo Cemitério Municipal!

Ontem, dia 18 de setembro, foi apresentada por meio da Administração Municipal, Secretaria Municipal da Cidade, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e equipe de engenheiros do município, em reunião na Câmara Municipal de Vereadores, o projeto do novo Cemitério Municipal, que está em fase de finalização, e encontra-se na saída para a Localidade Rio do Meio.

O Novo Cemitério Municipal conta com uma estrutura de 19.150,85M², podendo alocar até 1.913 unidades de lotes, considerando 3 jazigos/gavetas por lote: 5.739 unidades. Uma estrutura que poderá atender nosso município por até 19 anos, com a utilização de 3 gavetas por jazigo, considerando a média de mais de 300 óbitos anuais de nosso município.

Uma estrutura que contará com Portaria de acesso, edificação administrativa, capelas mortuárias, pergolado coberto, capela, ossuário, estacionamento descoberto e praça cruzeiro.

AÇÕES DESENVOLDIAS COM BASE EM PROJETOS

- Monitoramento obrigatório do lençol freático, com análises

- Terraplanagem

ETAPA 1: FECHAMENTO E GUARITA

INVESTIMENTO: R$ 138.615,04

ETAPA 2: INFRAESTRUTURAS DE PAVIMENTAÇÃO DRNAGEM E ELÉTRICA DE SETOR 1

INVESTIMENTO: R$ 440.668,26

INVESTIMENTO ATÉ O MOMENTO: R$ 579.283,30

ELEMENTOS COMPOSITIVOS DE PROJETO E DIMENSÕES:

ÁREA UTILIZADA 19.150,85M²

Portaria de acesso: 33,74m²

Edificação administrativa: 155,94m²

Capelas mortuárias: 143,97m²

Pergolado coberto: 42,84m²

Capela: 63,60m²

Ossuário: 83,44m²

ÁREA TOTAL CONSTRUÍDA: 523,53m²

Estacionamento descoberto: 523,60m²

Praça Cruzeiro: 250,56m²

ÁREA TOTAL DESCOBERTA: 774,16m²

ELEMENTOS COMPOSITIVOS DE PROJETO E DIMENSÕES:

Área de lotes/sepulturas: 8.034,60m²

Área de vias principais: 2.763,64m²

Área de passeios secundários: 1.837,62m²

Total de lotes: 1.913 unidades

Considerando 3 jazigos/gavetas por lote: 5.739 unidades

PROJETOS, PLANOS E DOCUMENTOS DESENVOLVIDOS PARA LICENÇA DE OPERAÇÃO:

- Projeto arquitetônico e macro implantação

- Projeto estrutural das edificações

- Projeto elétrico e lógico

- Projeto Hidrossanitário

- Projeto de drenagem

- Projeto de pavimentação

- Projeto Diretor do Cemitério Municipal

- PCA- Plano de Controle Ambiental

- Plano de monitoramento do lençol freático

- PGRS – Plano de gerenciamento de resíduos sólidos

- Demais documentos necessários a licenças ambientais

MEDIANTE A EXECUÇÃO DE TODAS AS ETAPAS PROPOSTAS E INCLUSAS EM LICENCIAMENTO AMBIENTAL BUSCAM-SE:

- Eficiência do serviço público. Os cemitérios do município são públicos, competindo a sua fundação, polícia e administração, à municipalidade.

- Comprometimento e respeito com o munícipe. Os cemitérios, por sua natureza, são locais respeitáveis e devem ser conservados limpos e tratados com zelo, suas áreas arruadas, arborizadas e ajardinadas, de acordos com as plantas aprovadas, e cercadas de muros.

- Atendimento igualitário. Os serviços funerários serão prestados diretamente pela Municipalidade, ou por permissão ou concessão a terceiros.

- Compatibilidade e embasamento legal. A legislação a ser proposta funcionará em conjunto a demais legislações vigentes no município, sempre respeitando normais legais e ambientais inerentes ao tema.