IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

03/06/2019

Na última sexta-feira, dia 31 de maio, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social realizou na UCP - Faculdades do Centro do Paraná, a IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, onde o tema principal foi “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”.

A população, especialmente moradores com mais de 60 anos, tiveram a oportunidade de participar do evento e elaborar propostas de políticas públicas voltadas para este setor da sociedade. As proposições serão apresentadas futuramente em uma conferência estadual e, posteriormente, em uma conferência de nível nacional.

O Evento contou com a Abertura Solene, Leitura e Aprovação do Regimento Interno, além da palestra da Assistente Social. Doutoranda em Serviço Social - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Graduada em Serviço Social pela UNICENTRO e Comunicação Social - Jornalismo pela mesma Universidade, Adriele Andréia Inácio. Onde a mesma discorreu sobre o tema de politicas públicas e direitos da pessoa idosa.

A Conferência abordou 7 eixos de discussão, entre eles:

EIXO I: Direitos fundamentais na construção/efetivação das politicas públicas de Saúde.

EIXO II: Direitos fundamentais na construção/efetivação das politicas públicas de Assistência Social e Previdência.

EIXO III: Direitos fundamentais na construção/efetivação das politicas públicas de moradia e transporte.

EIXO IV: Direitos fundamentais na construção/efetivação das politicas públicas de Cultura, Esporte e Lazer.

EIXO V: Educação: assegurando direitos e emancipação humana.

EIXO VI: Enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa.

EIXO VII: Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das politicas públicas.

A conferência recebeu o apoio das demais Secretarias Municipais, que colaboraram nos eixos de discussão.