Assinatura de Convênio com a Casa Familiar Rural de Pitanga

03/06/2019

Na última sexta-feira, dia 31 de maio, foi realizada a assinatura do Convênio com a Casa Familiar Rural de Pitanga, onde foi executado um repasse no valor de R$122.000,00.

A Assinatura contou com a presença do Prefeito Maicol Callegari Barbosa, do Secretário de Educação Alfredo Luiz Schavarem, da Chefe da Câmara de Vereadores Eloy de Lurdes Ottoni, além das autoridades, professores e alunos da Casa Familiar Rural.

A Casa Familiar Rural de Pitanga, localizada na Comunidade Borboleta São Roque, visa oferecer aos estudantes da área rural, uma formação humana integral, adequada à sua realidade, para possibilitar o emprego de suas habilidades em sua realidade cotidiana, melhorando a qualidade de vida das famílias rurais, e assim estimulando no jovem rural o sentido de comunidade e vivência grupal, demonstrando a possibilidade de viabilizar uma agricultura sustentável.

A Casa Familiar Rural apresenta uma forma diferenciada de aprendizado, que tem com base a pedagogia da alternância, onde alunos, filhos de produtores rurais e de localidades distantes, podem ter acesso ao ensino médio e técnico gratuito sem se desligar de suas atividades na propriedade, ao que se chama de tempo escola e tempo comunidade, ou seja, os alunos ficam uma semana na Casa Familiar Rural e uma semana em casa desenvolvendo as atividades práticas referentes a teoria aprendida no tempo escola. Os alunos do ensino fundamental e médio além da educação básica, ainda recebem a qualificação em atividades agropecuárias e agroecológicas, e quando terminam o curso recebem um certificado que lhes possibilitam atuarem como técnicos.

Parabenizamos a Casa pelo belo trabalho desenvolvido!