1º CicloTURISMO de #Pitanga

05/12/2018

Saiba como foi…

Em meados do mês de junho, durante o 12º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, foram discutidos eventos que atraem pessoas para os Municípios, e um dos eventos citados foi o Cicloturismo. Levando em conta que Pitanga possui aproximadamente 4.950Km de estradas rurais, um evento nesse estilo, seria uma excelente forma de fomentar o Turismo local, bem como a prática de exercícios físicos e a consciência ambiental.

Também com o intuito de ajudar entidades que necessitam, parte da arrecadação do evento (inscrições, café da manhã, almoço, etc.) seria doada.

Com apenas alguns dias de planejamento o projeto já havia envolvido aproximadamente 200 pessoas. Além das Secretarias Municipais ligadas a Administração Pública, o projeto contou com a parceria e apoio de diversas empresas, grupos de ciclistas e colaboradores, do nosso e de outros municípios, que de alguma forma contribuiram para sua realização.

O evento contou com mais de 150 inscritos, além dos demais que participaram sem inscrição, a qual não era obrigatória. Tivemos equipes e ciclistas de várias cidades do estado, que aprovaram a organização e rota escolhida, e se deslumbraram com as belezas do trajeto e também do Município.

No dia 02 de dezembro de 2018 aconteceu o 1º CicloTURISMO de #Pitanga e foi um SUCESSO.

Confira todas as fotos do evento na galeria de imagens logo abaixo do post ou em nosso Facebook

O Trajeto

O trajeto contemplou grande diversidade de belezas naturais como cachoeiras, rios, escolas rurais, trilhas, encruzilhadas e muita vegetação. O trajeto foi dividido em dois percursos, um leve de aproximadamente 27km e 650m de elevação, e outro mais pesado de aproximadamente 40km/1050m de elevação.
Ambos os percursos contavam com sinalização, equipes de apoio fixas e móveis, pontos de hidratação com água e frutas para os participantes, ambulâncias e assistência de profissionais da saúde, e ainda equipes de apoio para manutenção das bikes, caso necessário.

Resultados

O 1º CicloTURISMO de #Pitanga é um “projeto piloto”, em eventos dessa categoria para o Município, onde a Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo o deixa como legado, e todas as pessoas envolvidas se tornam pioneiras em um novo grande estilo de eventos em Pitanga, O TURISMO ECOLÓGICO ou “ECOTURISMO” (saiba mais sobre Turismo Ecológico em https://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/28936-o-que-e-ecoturismo/)

A SMICT alcançou seus objetivos, onde parte da arrecadação do evento foi destinada ao Hospital São Vicente de Paulo, o qual tem caráter filantrópico, trouxe visitantes de várias regiões, gerou movimento no comércio local, incitou a prática esportiva trazendo saúde e educação ambiental, e principalmente fomentou a exploração do Turismo local, de forma limpa e sustentável. Trazendo benefícios ao município e o colocando no calendário de eventos dessa categoria.

Agradecimentos

"Em nome da SMICT (Secretaria Municipal de Industria, Comércio e Turismo) gostaria de agradecer a todos que contribuíram para a realização desse evento, a cada um dos participantes, aos apoiadores e a organização. Foram noites sem dormir, dias de trabalho enfrentando chuvas e dificuldades, mas todo esforço foi recompensado, ajudamos ao Hospital, unimos vários grupos, conhecemos pessoas, praticamos saúde, educação e esporte, levamos um pouco do Turismo de Pitanga para os participantes. Desejamos dar continuidade a esse projeto e que cada participante tenha saído daqui com um pouco do gostinho de ser Pitanguense e desejar voltar sempre. Agradecemos também o Prefeito Maicol G. C. R. Barbosa, ao Vice Prefeito: Carlos Alberto Brandalise, e ao Secretario Geral Glenn W. Rodrigues por nos dar a oportunidade de mostrar nosso trabalho. OBRIGADO!"

Evandro R. Mazur

Gostaria incluir suas fotos do 1º CicloTURISMO de #Pitanga na Galeria da página?
É simples, basta envia-las para o e-mail: informatica.ptga@gmail.com
Não esqueça de informar no e-mail, sua cidade e seu nome completo.

Se forem muitas fotos ou o arquivo for muito grande, envie-os para o google drive e nos encaminhe o link!

Curta, comente, compartilhe, DIVULGUE!
Faça com que o próximo evento, seja ainda maior e melhor!

Web:JM